O que devo saber sobre a limpeza de carpete?

A limpeza de carpete é o tipo de procedimento que demanda certa atenção de qualquer pessoa que decida dar início a ele. Afinal, essa peça tão específica é conhecida justamente por ser uma espécie de tapete que fica fixado no chão e, portanto, não é possível “tirar ele do lugar” sempre que for preciso limpá-lo.
Aliás: embora não estejam mais tão presentes nas casas brasileiras como antigamente, os carpetes ainda ocupam alguns lares e, também, diversos escritórios e hotéis, por exemplo.
Então, aprender tudo o que for mais importante a respeito da limpeza dos mesmos de fato é importante.
Os principais pontos a respeito da limpeza de carpete
A limpeza de carpete envolve características bastante particulares, sendo alguma delas:
1. A importância do uso do aspirador
Quem precisa lidar com carpetes e ainda não tem um aspirador definitivamente precisa adquirir um, uma vez que este aparelho ajuda bastante na hora de deixar a limpeza pesada mais leve.
Lembre-se: como não podem ser removidos, os carpetes acumulam ainda mais impurezas, e o uso regular do aspirador ajuda a deixar esse cenário menos pior.
2. A remoção de manchas com agilidade
Qualquer mancha que surgir no carpete deve ser removida da forma mais rápida possível, a fim de evitar que acabe se fixando nas fibras.
Em alguns casos um simples papel toalha e até mesmo o aspirador podem ser suficientes. Porém, os produtos próprios para essa finalidade também podem ser usados, desde que tenham ação neutra.
3. A ventilação dentro do ambiente
A princípio pode parecer estranho, mas, de fato, manter os ambientes arejados também ajuda na limpeza do carpete.
E a lógica por trás disso é realmente muito simples:
O carpete possui uma imensa capacidade para absorver umidade, o que faz com que também possa apresentar mofo ao menor sinal de descuido. Logo, ao deixar portas e janelas abertas por mais tempo, esse tipo de problema é evitado.
4. A periodicidade com a qual a limpeza deve ser feita
É muito comum limparmos alguns itens, como os tapetes, somente quando de fato enxergamos sujeira sobre eles. Mas, por conta de suas características já citadas, os carpetes exigem uma limpeza que aconteça com uma determinada frequência.
Obviamente, não estamos falando de uma “limpeza pesada”. Mas, de qualquer forma, limpar o carpete de forma semanal é a escolha mais interessante e inteligente.
5. A existência de empresas especializadas nesse tipo de limpeza
Lidar com a limpeza de carpete definitivamente pode ser uma tarefa um tanto complicada, por se tratar de um item que está fixado ao chão e que, como mencionado, pode acumular bastante impureza.
E a boa notícia é que esta limpeza pode ser feita de forma realmente profissional por empresas especializadas nesse tipo de serviço, a exemplo da lavanderia Nova Paulistana, que utiliza os melhores produtos e equipamentos para que tudo fique limpo sem causar nenhum tipo de dano à peça.
Logo, embora seja possível limpar o carpete sem ajuda, o mais indicado é que, ao menor sinal de dúvida ou insegurança, você entre em contato e solicite nossos serviços.
Leia também:
5 dicas de como lavar roupa pretaPor que devo fazer a lavagem de cortina com profissionais?
Como limpar sofá de pano
Últimas notícias
-
08 de fevereiro de 2022
Lavagem de Sofá: O que é lavagem a seco?
-
17 de março de 2022
Lavagem de tapete a seco: Como funciona?
-
10 de novembro de 2023
Qual a diferença entre lavagem a seco e a tradicional?
-
31 de março de 2025
Lavagem a seco: Quando optar por esse serviço!
-
31 de março de 2025
5 Dicas de como lavar a cortina suja e deixá-la cheirosa e limpa