Blog

Como remover uma mancha de vinho?

06 de fevereiro de 2024

Uma simples mancha de vinho pode se tornar um verdadeiro pesadelo, e quem ama consumir essa bebida provavelmente já se deu conta disso, por protagonizar ou presenciado uma situação na qual o líquido em questão caiu sobre um tecido e ali acabou se alojando.

Mas, calma… Sabia que existem alguns truques que podem facilitar a remoção desta mancha?
Obviamente, quanto mais recente ela for, mais fácil será para removê-la. Mas, de qualquer forma, estamos falando de truques que vale a pena ter em mente em caso de emergências, vamos a eles?

Mancha de vinho na roupa? Aprenda a removê-la

Ter uma mancha de vinho na roupa definitivamente não é agradável, principalmente se a peça for nova e em cor clara, o que irá evidenciar ainda mais a presença da bebida.
O ideal, claro, é tentar ter o máximo de cuidado possível na hora de servir, brindar e beber. Mas, em um último caso, eis alguns truques que você poderá seguir utilizando itens que muito provavelmente já estão em sua casa:

1. O truque do leite quente

Não há segredo: apenas despeje um pouco de leite quente sobre a mancha para poder diluí-la e utilize um papel toalha para, dos dois lados do tecido, retirar o excesso.
Se a mancha for muito grande, vale a dica de ferver a roupa junto ao leite também.

2. O truque do limão com sal

O sal, sendo um ótimo absorvente, atua junto à acidez do limão de modo a formar um removedor e tanto!

E, veja como é simples usar estes ingredientes no tecido com mancha de vinho: é só espremer o limão diretamente na própria mancha, esfregar um pouquinho de sal e deixar tudo descansar por 60 minutos, para depois lavar.

mancha-de-vinho

3. O bom e velho truque do alvejante

Sabe aquela mancha que acabou sendo esquecida, e acabou secando? Pois até mesmo ela pode ser removida, sendo que, nesse caso, indica-se o uso de um bom alvejante.

Existem muitos deles à venda. Mas, na hora de fazer sua escolha, opte por um que não tenha cloro, de modo a não causar danos à sua roupa.

Lembrando, ainda, que existem outros itens que podem ser usados na hora de lidar com essa temida mancha, a exemplo do vinagre branco, da água oxigenada e do bicarbonato de sódio.

Um problema que não se restringe somente às roupas

Com base no que foi descrito acima, é possível notar que lidar com uma mancha de vinho realmente não precisa ser um “bicho de sete cabeças”, não é mesmo?

Mas, não se esqueça: sempre que possível, prefira enviar suas roupas manchadas para uma lavanderia especializada, a exemplo da Nova Paulistana. Afinal, este tipo de local possui a tecnologia, os equipamentos e os produtos certos para lidar com cada tipo de tecido, a fim de manter a roupa como nova.

Além disso, vale frisar que as manchas de vinhos também podem surgir em locais em que a limpeza é um pouco mais difícil, como sofás, tapetes e carpetes. E, nessa hora, contar com profissionais em limpeza de tecido fará toda a diferença.