O que é e como lavar a cortina romana?

A cortina romana vai muito além da estética, apesar de deixar qualquer ambiente mais elegante com seu ar sofisticado, ela é extremamente útil em algumas situações. Existem modelos que conseguem barrar totalmente a entrada do sol de um quarto de bebê, por exemplo.
Portanto, este item é diferenciado das demais cortinas e requer alguns cuidados na hora da limpeza. Fique com a gente para saber de que material é feita, sua composição e como sua lavagem pode ser feita em casa.
Como a cortina romana é composta
A cortina romana é feita em camadas de, em média, 30cm cada, podendo ser feita de algodão, fibras de bambu, linho, camurça e seda. Ou seja, este é o tipo de item que é para todos os gostos, além do mais, os modelos podem ser de diversas estampas, a tornando ainda mais versátil.
Como é feita por camadas, o seu acionamento, que pode ser manual ou automático, pode ser conforme a luz de entrada. As de tecido devem ser evitadas em locais mais abafados e com umidade ou gordura, como cozinhas, assim, evita que elas fiquem com manchas difíceis de tirar.
Dicas de como manter a limpeza desse item na sua casa
A primeira dica que você deve levar para a vida é sempre ler a etiqueta dos itens, seja o que for, esse cuidado pode ser tomado com roupas, carpetes, etc. Desse modo, as instruções da cortina romana vão dizer se elas podem ser levadas à máquina, se devem ser lavadas à mão e quais produtos não podem ser usados na lavagem.
Feito isso, agora vamos para as dicas práticas, antes de mais nada, sempre passe o aspirador de pó para retirar o excesso de poeira, claro nas que são permitidas esse processo.
As que não podem ser levadas à máquina, como as de nylon e pvc, ou para as pessoas que não tem máquina de lavar, separe um balde com água e detergente neutro e vá passando a solução com um pano que não solte fios. Em seguida, passe outro pano limpo e seco para ajudar na secagem.
Já as que podem ser lavadas na máquina, sempre faça a lavagem na opção delicada. Caso tenha sacos protetores, utilize, ele fará grande diferença. Se possível, lave apenas a cortina romana separada das demais peças, principalmente das de cores diferentes. O indicado é o uso do sabão neutro no processo, evitando manchas e quaisquer problemas.
Os trilhos podem ser limpos com flanela, espanador ou com o bocal do aspirador. Se sua cortina está com algum ponto de mofo, faça a seguinte solução:
- 250 ml de vinagre branco, 1 colher de sopa de bicarbonato e 250 ml de água.
Use um borrifador ou deixe a peça mergulhada na solução de 20 a 30 minutos. Basta esfregar delicadamente com uma escova de cerdas macias e deixar secar à sombra.
Para uma lavagem mais eficiente, conte com uma lavanderia profissional. Desse modo, seu item não corre o risco de manchar e rasgar, além de ficar como novo.
A Lavanderia Paulistana conta com uma equipe capacitada e equipamentos de última geração.
Faça um orçamento agora mesmo em nosso site e tenha um serviço com um ótimo custo-benefício.
Leia também:
Saiba como tirar o mofo do seu sofá!Como higienizar um carpete para quarto?
Como limpar sofá de pano
Últimas notícias
-
08 de fevereiro de 2022
Lavagem de Sofá: O que é lavagem a seco?
-
17 de março de 2022
Lavagem de tapete a seco: Como funciona?
-
10 de novembro de 2023
Qual a diferença entre lavagem a seco e a tradicional?
-
31 de março de 2025
Lavagem a seco: Quando optar por esse serviço!
-
31 de março de 2025
5 Dicas de como lavar a cortina suja e deixá-la cheirosa e limpa